Como usar o WhatsApp nos negócios de forma inteligente

Você sabe como usar o WhatsApp nos negócios? Muitos empreendedores têm dúvidas sobre como integrar o aplicativo na rotina de trabalho de forma satisfatória, inteligente e sem incomodar leads ou clientes.

O receio de perturbar é justificado, já que frequentemente recebemos spam ou somos incluídos em grupos, sem uma autorização prévia.

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Neste artigo, apresento quatro dicas para você aproveitar esta ferramenta incrível da melhor forma. Além de não importunar seu público, você passará uma imagem profissional e respeitosa.

Dicas sobre como usar o WhatsApp nos negócios

Se você também não sabe como usar o WhatsApp nos negócios, essas orientações simples podem te ajudar. Confira:

1) Priorize as listas de transmissão (e não os grupos) em suas divulgações no dia a dia

O grande problema dos grupos é que o telefone de todos os participantes fica exposto. E isso por si só já causa uma grande objeção, já que problemas com clonagem são bastante frequentes no WhatsApp.

Na lista, os dados não ficam abertos. E funciona como quando você envia um email com todos os destinatários em cópia oculta. Ou seja, proporciona muito mais privacidade.

Uma dificuldade que temos no uso das listas de transmissão é que a inserção dos contatos é feita de forma manual. Mas reforço: para o disparo de mensagens rotineiras, como a divulgação de conteúdos, novidades, produtos e serviços, a lista é mais indicada.

2) Use os grupos em eventos que mobilizam um grande número de pessoas

Como eu disse acima, incluir manualmente cada pessoa na lista de transmissão é um processo trabalhoso, braçal. E isso se torna inviável em algumas situações.

Se você vai realizar um evento online e gratuito, por exemplo, e quer usar o WhatsApp para se comunicar com os inscritos, adotar os grupos é melhor. Isso porque uma ação deste tipo pode gerar milhares de inscritos, inviabilizando usar as listas.

A grande vantagem dos grupos é que as pessoas podem entrar através de um link, bastando ao organizador criar apenas os grupos em si. Além disso, hoje existem no mercado ferramentas que direcionam o usuário para outro grupo quando o anterior já lotou, facilitando demais toda a gestão.

3) Pare de mandar apenas mensagens de venda

Mescle conteúdo informativo com comercial. Isso aumentará o nível de atenção dado pelos membros e diminuirá a taxa de saída, afinal, ninguém aguenta ser bombardeado o tempo todo com vendas.

Leve informação relevante, apresente benefícios que seus produtos ou serviços oferecem e mostre como seu negócio resolve as dores do seu cliente. A venda, assim, acontece naturalmente.

4) Defina horários de atendimento no WhatsApp

As pessoas estão conectadas 24 horas por dia no aplicativo e podem ficar frustradas se a empresa demorar para responder uma mensagem enviada em pleno domingo, por exemplo.

Para evitar esse tipo de problema, crie mensagens automáticas para serem enviadas quando chegar algum contato fora do horário de expediente.

Ao colocar em prática essas quatro dicas, seu negócio usará o WhatsApp de forma correta e eficaz.

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Almir Rizzatto

by Almir Rizzatto

Jornalista, fundador da RZT Comunicação e Treinamentos, além da Escola Digitalista. Também é consultor, palestrante, especialista em Marketing Digital e instrutor de cursos. Iniciou sua carreira na Folha Online (hoje Folha.com) e foi sub-editor e editor no portal Terra. Fundou sua própria agência em 2006 e, dez anos depois, começou a ministrar treinamentos na área digital. Já capacitou mais de 3.000 pessoas de forma online e presencial.

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