O curso Comunicação assertiva e humanizada na saúde oferece um conteúdo extremamente necessário para os dias de hoje. Voltado para comunicadores e profissionais da saúde, o treinamento responde perguntas-chave para quem vivencia a área.
Por exemplo:
Como instituições, empresas, entidades e profissionais de saúde podem (e devem!) se comunicar de forma efetiva, integral e humanizada com o público e a imprensa?
Quais são as tendências e estratégias mais eficazes nestes tempos de “cancelamento digital” e fake news?
Como desenvolver um planejamento estratégico de maneira prática, com linguagem positiva e simplificada?
No curso, você encontrará as respostas para estar e muitas outras dúvidas.
Introdução
– Conceitos básicos sobre Comunicação e Saúde
– Comunicação integral e conceito de saúde ampliada
– Comunicação integral x Comunicação integrada
– Comunicação não-verbal nas estratégias de comunicação e saúde
– Serviço de Inteligência na saúde pós-pandemia
– Oportunidades e desafios da comunicação e saúde pós-pandemia
Comunicação, diversidade e humanização
– A humanização para além do imaginário coletivo e da banalização
– Conceito de comunicação humanizada nas políticas de saúde do Brasil (SUS)
– Para que serve a humanização nos tratamentos crônicos e paliativos?
– Conceitos sobre a cultura de paz nos ambientes institucionais de saúde e na relação médico-paciente
– A importância da humanização nas relações profissionais de saúde-paciente e no ambiente hospitalar
– Linguagem positiva como estratégia de comunicação do bem-estar
– Linguagem simplificada nas instituições de saúde x democracia
– Sem jargões: como promover a comunicação simples e assertiva
Relacionamento com as diversas mídias
– Conteúdos relevantes para além do calendário do Ministério da Saúde
– Mapeamento de comunidades digitais relevantes para a indústria de saúde
– O que as mídias esperam dos comunicadores de saúde?
– Produção de releases atraentes e divulgação espontânea na mídia
– Relacionamentos digitais sem “cancelamento” em tempos de fake news
– Storytelling: como engajar com boas histórias
Planejamento estratégico em Comunicação e Saúde
– Planejamento estratégico sem mistério e com comunicação simplificada
– De olho nas oportunidades sem perder o foco na qualidade
– Ações integradas e resultados
– Engajamento da equipe de planejamento: ninguém faz nada sozinho
– Feedback, acompanhamento e soluções
Análise de campanhas com foco na saúde
– Análises de campanhas em instituições públicas e privadas
– Acertos e erros em campanhas de promoção da saúde
– Análise e soluções possíveis (produtos digitais, revistas e impressos)
Atividades práticas
– Ao longo do curso os alunos participam de dinâmicas e exercícios
Jornalista e especialista em Comunicação e Saúde, com expertise em educação e promoção do bem-estar. Liderou equipes em projetos complexos de comunicação em instituições governamentais de saúde.
Foi Chefe de Comunicação da Fundação de Educação para o Trabalho (UTRAMIG), Coordenadora do Portal Minas Saúde e Assessora da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais.
Trabalhou ainda como produtora e repórter nas TVs Record e Alterosa (afiliada ao SBT).
Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.
Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.
Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.
Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.
Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.
Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.