Existe um erro nas redes sociais que geralmente é cometido por amadores. Isso inclui profissionais de comunicação ou os próprios empreendedores, que “cuidam” das mídias de forma intuitiva, sem a devida capacitação. E um desses erros comuns é não saber para quem produzir o conteúdo, a tal da persona.
Se você não conhece bem a persona do negócio, vai começar a fazer posts de forma aleatória e, de fato, não terá resultados. Isso porque alinhar seu conteúdo com a persona é um dos pontos mais importantes de qualquer estratégia digital.
SOLUÇÕES: veja como podemos ajudar seu negócio
CURSOS: conheça nossos treinamentos online e presenciais
GRÁTIS: acesse e-books, videoaulas e outros materiais
GRÁTIS: cadastre-se para receber nossas novidades
A persona tem características e peculiaridades que direcionam todo o trabalho nas redes. E uma das informações mais relevantes diz respeito às dores que ela tem. Quais são seus problemas, suas dificuldades…
Outro ponto importante é descobrir quais são suas necessidades, seus objetivos, seus sonhos… Enfim, o que a persona almeja. Além disso, descobrir eventuais objeções que a impede de resolver aquele problema é essencial.
Como evitar este grave erro nas redes sociais
Definitivamente, o caminho para você fugir deste erro nas redes sociais é entender bem a sua persona e as suas dores. E existem algumas maneiras muito fáceis de fazer isso.
A primeira delas é participar de grupos de discussão no Facebook, LinkedIn e até no WhatsApp. Certamente existem vários nos quais sua persona está presente. Os grupos são ótimos lugares para você ver sua persona falando das dores, angústias, necessidades…
Outra forma é criar uma pesquisa no Google Forms, de preferência com as respostas no formato de múltipla escolha. Você pode divulgar a pesquisa nos grupos e até criar anúncios nas redes sociais, segmentado para o público que quer atingir.
Os recursos de caixa de perguntas e enquetes, no Stories do Instagram, também são excelentes maneiras de você ouvir e conhecer melhor sua persona.
Produção de conteúdo assertivo
E o que se fazer com todas essas informações? Produzir conteúdo 100% alinhado às personas! Aliás, você terá tantos insights que poderá criar muitos materiais ao longo do tempo.
Todos esses conteúdos precisam mostrar como resolver um problema, o caminho para alcançar tal objetivo e, além disso, como quebrar eventuais objeções.
E aí, sim, você começa a fazer um trabalho profissional nas redes sociais e, de fato, com uma chance muito maior de ter resultados.
SOLUÇÕES: veja como podemos ajudar seu negócio
CURSOS: conheça nossos treinamentos online e presenciais
GRÁTIS: acesse e-books, videoaulas e outros materiais
GRÁTIS: cadastre-se para receber nossas novidades