Falhar faz parte, mas alguns erros no Marketing Digital podem ser evitados. Até porque, muitos podem causar grandes transtornos e altos custos (sem retorno) para o negócio. Neste artigo, vou falar especificamente de três.
O primeiro se refere ao WhatsApp. É inegável a importância da ferramenta para praticamente todas as marcas nos dias de hoje. O problema está no seu uso indevido.
SOLUÇÕES: veja como podemos ajudar seu negócio
CURSOS: conheça nossos treinamentos online e presenciais
GRÁTIS: acesse e-books, videoaulas e outros materiais
GRÁTIS: cadastre-se para receber nossas novidades
Só no começo desta semana, recebi diversas mensagens (de propaganda) de empresas com as quais eu nunca tive nenhum tipo de relacionamento. E é justamente aí que estão diversos problemas. Como eles conseguiram meu número? Como me cadastram numa lista de transmissão e me enviam mensagens sem a minha permissão?
Esse tipo de prática é spam. E, ainda por cima, fere a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais). As consequências desse tipo de ação são as piores possíveis: possível autuação por ferir a lei, imagem arranhada, demonstração de amadorismo, claro desrespeito aos consumidores e risco de perder a conta do WhatsApp.
A premissa é a seguinte: você só pode enviar conteúdos comerciais para aqueles que solicitam ou concedem prévia autorização, tanto por email quanto WhatsApp. Simples assim. Listas e mailings jamais devem ser comprados. Isso é ilegal! E o fato de você ter o telefone de um cliente não lhe dá direito de colocá-lo num grupo ou lista, ok?
Outros dois erros no Marketing Digital muito comuns
Quer ver mais um motivo para desperdiçar energia e até dinheiro? Não ter estratégias bem definidas. O que quero dizer com isso? Muitas empresas acabam simplesmente seguindo tendências, o que está “bombando”, o que os concorrentes estão fazendo…
A questão é que nem tudo se aplica a todos os negócios. E pior: mesmo implementando diversas ações ou marcando presença em todas as redes sociais, não haverá resultado sem planejamento. Uma pena que muitos pulem esta essencial fase do planejar e já partem direto para a ação, ainda que sem rumo.
Esses dois erros comuns, que já citei até agora no artigo, poderiam ser facilmente evitados se um terceiro equívoco não fosse cometido com frequência: não contar com profissionais ou prestadores de serviços especialistas na área digital.
Diversas vezes já fui acionado por empreendedores que precisavam, desesperadamente, de ajuda depois de tentar algumas “soluções caseiras”. O trabalho do “sobrinho” não estava dando resultado, os “impulsionamentos” nas redes sociais não estavam atingindo o público certo, enfim, o dinheiro estava indo pelo ralo.
É preciso cuidado, planejamento e profissionalismo para que os investimentos feitos no Marketing Digital não virem apenas despesas.
SOLUÇÕES: veja como podemos ajudar seu negócio
CURSOS: conheça nossos treinamentos online e presenciais
GRÁTIS: acesse e-books, videoaulas e outros materiais
GRÁTIS: cadastre-se para receber nossas novidades