O Inbound Marketing é uma metodologia muito usada no Marketing Digital. Se você quer vender através da internet, a estratégia certamente será muito eficaz para o seu negócio. Ela é fantástica, funciona e faz parte do que chamamos de Marketing Novo.
Um dos grandes erros cometidos por muitas marcas é achar que o processo de venda se inicia pela… venda. A pressa em aumentar a base de clientes e o faturamento muitas vezes faz essas empresas adotarem uma estratégia antiga, o Marketing Velho, de empurrar um produto ou serviço a todo custo para o comprador. Hoje, isso está obsoleto.
Resumidamente, o Inbound Marketing conta com as seguintes fases: atração, relacionamento, venda, análise e retenção.
Antes de pensar na aquisição do cliente em si, é fundamental atrair o público (ideal) para os seus canais, especialmente o site. Como fazer isso? Com conteúdo gratuito!
Mas de que adianta ter 10.000 acessos por mês no site, por exemplo, e essas pessoas entrarem e saírem, sem que você saiba quem são? E o pior: sem que elas comprem seus produtos ou serviços! Mas, então, como descobrir e ter o contato desses visitantes? Oferecendo conteúdo gratuito!
E-books, videoaulas, manuais, tutoriais, estudos e infográficos são alguns dos materiais que você pode usar para gerar leads. Isso mesmo: gerar leads.
Esses conteúdos de alto valor agregado, que sua marca vai disponibilizar gratuitamente, não podem ficar “abertos”. Eles devem ficar “fechados” em páginas (chamadas “Landing Pages”). Nelas, você exigirá alguns dados, como nome e e-mail. Só quando o visitante preencher esses campos e fornecer essas informações é que você (no caso, a Landing Page) entregará o conteúdo. Automaticamente.
O processo é como uma troca. E, no momento que a pessoa fornece os dados dela a você, para ter acesso ao material, é que haverá o que chamamos de conversão: o visitante virou um lead. Ótimo!
Gerar leads realmente é fundamental, mas só isso não basta. E é aí que entramos num processo de relacionamento.
Oferecendo mais conteúdo e conversando com o lead, geramos autoridade e despertamos o desejo da compra. Seguir as etapas anteriores é crucial para a tão desejada venda.
Depois disso, não paramos por aí. Não é porque já vendeu que o processo finaliza. Precisamos analisar, através de métricas e ferramentas, o ROI, a origem do cliente, de onde ele veio (redes sociais? Google? Tráfego de referência?), até para definirmos novas estratégias, ver o que funcionou ou pode ser aprimorado, entre outras.
Além, claro, de pensar em ações para reter esses clientes e fazer cross selling (vender produtos ou serviços adicionais).
– Aumento da audiência do site e das redes sociais
– Construção de autoridade
– Geração de leads
– Maior relacionamento com o público
– Visão estratégica
– Análise de canais com maior retorno (ROI)
– Automação de processos
Conte conosco para fortalecer o seu negócio.
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