5 cuidados na hora de usar a Inteligência Artificial em seus conteúdos

Usar a Inteligência Artificial na produção de conteúdos já faz parte da rotina de muitos profissionais. E não há nenhum problema nisso, desde que você adote a tecnologia da forma correta e tome alguns cuidados.

Neste artigo, listo 5 pontos nos quais você deve ter atenção:

1. Confirme as informações em diversas fontes. Não confie 100% na Inteligência Artificial. Cruze os resultados gerados pelas ferramentas com canais confiáveis. Já me deparei com informações completamente erradas geradas por IA. Ou seja, a revisão humana ainda é (muito!) necessária.

Quer dominar a IA? Então inscreva-se nos cursos:
Presencial, em São Paulo | Online, com aulas gravadas

2. Atente-se às informações desatualizadas. O ChatGPT, usado por muitos para produzir textos, traz em sua base dados até setembro de 2021 (pelo menos até a data de hoje, quando escrevo este artigo). Portanto, não é o modelo de IA ideal para materiais com números, estatísticas… Neste caso, prefira o Gemini, do Google.

3. Não use na íntegra os conteúdos gerados pela IA. As ferramentas geram resultados com base em um vasto conjunto de dados, o que pode incluir material protegido por direitos autorais. Então, sempre que necessário, pesquise em fontes externas para não ferir uma eventual propriedade intelectual de conteúdo.

4. Seja honesto e transparente com seu público. Caso identifique que a Inteligência Artificial usou informações de uma determinada fonte, seja ela uma pessoa/profissional, veículo de comunicação, instituição, estudo, pesquisa ou qualquer outra, dê o crédito. Se você gerou uma imagem, áudio ou vídeo através da IA, dê o crédito. O mesmo vale para textos.

5. Coloque seu estilo e sua “voz” no conteúdo. Cada pessoa tem um tom de escrita. E o material, seja ele um artigo, áudio, vídeo ou apresentação, precisa ter a sua “voz”. Portanto, não se limite ao que a IA produz. Caso contrário, seu público vai perceber. Você até pode usar as ideias geradas pelas ferramentas, mas deixe o conteúdo com a sua cara.

Com esses cinco cuidados básicos, você vai produzir materiais de forma correta, ética e de qualidade. E usando, claro, a Inteligência Artificial.

Quer dominar a IA? Então inscreva-se nos cursos:
Presencial, em São Paulo | Online, com aulas gravadas

Almir Rizzatto

by Almir Rizzatto

Jornalista, fundador da RZT Comunicação e Treinamentos, além da Escola Digitalista. Também é consultor, palestrante, especialista em Marketing Digital e instrutor de cursos. Iniciou sua carreira na Folha Online (hoje Folha.com) e foi sub-editor e editor no portal Terra. Fundou sua própria agência em 2006 e, dez anos depois, começou a ministrar treinamentos na área digital. Já capacitou mais de 3.000 pessoas de forma online e presencial. Palestrou em eventos como Social Media Week (maior evento do segmento na América Latina) e no Google Campus, entre outros.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão sinalizados com *

LOCALIZAÇÃOOnde estamos?
Av. Paulista, 1765, conjuntos 71 e 72

Bela Vista - São Paulo (SP)

CEP 01311-200

SIGA-NOSParticipe das nossas redes
Conecte-se conosco e acompanhe de perto nossas atividades e novidades.
A EMPRESARZT Comunicação
LOCALIZAÇÃOOnde estamos?
Av. Paulista, 1765, conjuntos 71 e 72

Bela Vista - São Paulo (SP)

CEP 01311-200
SIGA-NOSConecte-se conosco
Acompanhe de perto nossas atividades e novidades.

RZT Comunicação® – Todos os direitos reservados

RZT Comunicação® – Todos os direitos reservados

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.