Use o nicho para alavancar seu negócio no meio digital

Nicho é um conceito ainda pouco explorado no universo digital. Basta abrir qualquer rede social para sermos bombardeados com anúncios de produtos e serviços, mas a maioria oferecendo praticamente as mesmas soluções, sem nenhum diferencial, de fato.

Pois é justamente por isso que o nicho pode ajudar a sua marca a se tornar referência no mercado. Eu digo por experiência própria que investir nisto é o segredo para se destacar neste mercado tão comoditizado.

SOLUÇÕES: veja como podemos ajudar seu negócio
CURSOS: conheça nossos treinamentos online e presenciais
GRÁTIS: acesse e-books, videoaulas e outros materiais
GRÁTIS: cadastre-se para receber nossas novidades

Logo nos primeiros anos da minha agência, a RZT Comunicação, tivemos (coincidentemente) uma sequência de três clientes na área de coaching. Depois, atendemos uma entidade renomada nesta área.

Com isso, acabamos nos especializando neste setor, o que despertou a atenção de muitas outras empresas e profissionais coaches. Passamos, então, a ser procurados e cobiçados por quem trabalhava na área. Sabe aquela máxima de parar de vender e começar a ser comprado? Pois é, vivemos isso.

E por que o nicho me ajudou nisso?

Simples: definindo um nicho claro, o mercado de coaching começou a ver minha agência como uma especialista nesta área. Viramos assim uma referência. Autoridade! E isso gera segurança, credibilidade, promove vendas e resultados com facilidade.

Podemos fazer uma alusão a uma situação pessoal, por exemplo. Imagina que você precisa fazer uma cirurgia no joelho. Quem você prefere que te opere? Um clínico geral ou um ortopedista?

O mercado está cheio de generalistas. Todos fazendo mais do mesmo. Então, as marcas que não tiverem algum diferencial, que não oferecerem alguma solução customizada para um público ou uma dor em específico, tendem a ser apenas mais uma.

Agora reflita de que forma o seu negócio pode nichar. E acredite: isso pode ser de fato o pulo do gato para a sua empresa.

SOLUÇÕES: veja como podemos ajudar seu negócio
CURSOS: conheça nossos treinamentos online e presenciais
GRÁTIS: acesse e-books, videoaulas e outros materiais
GRÁTIS: cadastre-se para receber nossas novidades

Almir Rizzatto

by Almir Rizzatto

Jornalista, fundador da RZT Comunicação e Treinamentos, além da Escola Digitalista. Também é consultor, palestrante, especialista em Marketing Digital e instrutor de cursos. Iniciou sua carreira na Folha Online (hoje Folha.com) e foi sub-editor e editor no portal Terra. Fundou sua própria agência em 2006 e, dez anos depois, começou a ministrar treinamentos na área digital. Já capacitou mais de 2.000 pessoas de forma online e presencial. Palestrou em eventos como Social Media Week (maior evento do segmento na América Latina) e no Google Campus, entre outros.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão sinalizados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.