Você sabe como usar o SEO no texto? Essa é uma habilidade que ainda é dominada por poucos, mas que faz toda diferença para que seu negócio seja encontrado pelas pessoas certas no meio digital.
Para esclarecer um pouco mais sobre o processo de escrita com SEO, neste artigo abordarei a escolha da palavra-chave. Esta é uma das etapas mais importantes para que o conteúdo consiga se destacar nos buscadores, como o Google.
SOLUÇÕES: veja como podemos ajudar seu negócio
CURSOS: conheça nossos treinamentos online e presenciais
GRÁTIS: acesse e-books, videoaulas e outros materiais
GRÁTIS: cadastre-se para receber nossas novidades
Mas, antes de falar sobre a keyword, quero explicar rapidamente o conceito de SEO. Ele é um conjunto de técnicas para ser usado em textos e páginas de blogs, sites e portais com o intuito de garantir um bom posicionamento orgânico.
Vídeos no YouTube também devem adotar o SEO, pois o Google costuma também colocar em evidência esse tipo de conteúdo nos resultados de busca.
Por que o SEO é importante?
Quando produzimos um material usando essas técnicas – e conseguimos um bom ranqueamento -, ficamos em destaque. E a consequência disso é que o público que queremos atingir irá localizar nosso texto ou vídeo.
Ou seja, passamos a ter mais alcance, acessos, views, repercussão… Enfim, a relevância do SEO é enorme.
Como usar o SEO e nunca mais errar
Se você também tem dúvidas em como usar o SEO e escolher a palavra-chave certa, siga essas dicas simples. Lembrando que você deve focar numa única keyword por material.
1) Confira o Google Trends. Com essa ferramenta você pode conferir em tempo real o que o público está buscando online. Desse modo, você vai conseguir produzir conteúdo mais assertivo, com uma palavra-chave de interesse.
2) Use o Ubersuggest para conteúdos atemporais. Utilize sempre o Ubersuggest se você produz conteúdos atemporais. Essa é uma ferramenta que mostra o volume mensal de buscas com diferentes palavras-chave, bem como o nível de dificuldade para ganhar posicionamento orgânico com cada keyword.
3°) Analise a concorrência da palavra-chave. Se o seu negócio é de pequeno porte, evite keywords que têm dificuldade alta para SEO. Estas são mais indicadas para sites que já têm uma grande autoridade.
É verdade que, em geral, as palavras-chave que possuem maior volume de buscas têm mais concorrência. Mas, se você não tem força para “brigar” com os grandes, não adianta insistir. Caso contrário, seu conteúdo ficará em páginas distantes da primeira, e você não terá resultados concretos.
Gostou dessas dicas de como usar o SEO? Aplique-as para que seus materiais comecem a ter um melhor posicionamento nos buscadores.
SOLUÇÕES: veja como podemos ajudar seu negócio
CURSOS: conheça nossos treinamentos online e presenciais
GRÁTIS: acesse e-books, videoaulas e outros materiais
GRÁTIS: cadastre-se para receber nossas novidades