Funil de tráfego: 3 pilares para criar anúncios nas redes sociais

Ter o funil de tráfego muito claro é o primeiro passo para criar anúncios nas mídias sociais. E é justamente este um erro comum na maioria dos negócios. Na ânsia de vender seus produtos ou serviços, as empresas acabam injetando dinheiro sem a devida estratégia.

Quem investe sem conhecimento colhe o resultado deste amadorismo. Por mais inteligentes que sejam, as plataformas (Instagram, Facebook, Google, YouTube…) apenas fazem a operação de acordo com o comando dos anunciantes.

SOLUÇÕES: veja como podemos ajudar seu negócio
CURSOS: conheça nossos treinamentos online e presenciais
GRÁTIS: acesse e-books, videoaulas e outros materiais
GRÁTIS: cadastre-se para receber nossas novidades

Veja as 3 etapas do funil de tráfego:

1) Entrada. Aqui você vai exibir sua campanha para públicos que tenham interesse por determinados assuntos. Obviamente estes temas são ligados ao setor, nicho, produto e/ou serviço que a empresa oferece.

Por exemplo, se você vende sessões de coaching, irá segmentar o anúncio para pessoas que se interessam por “desenvolvimento pessoal”, “desenvolvimento profissional”, entre outros, e, claro, “coaching”.

Nesta fase do funil de tráfego, você também pode trabalhar com públicos semelhantes (chamados de lookalike) e públicos personalizados. Nesta última opção, o anunciante pode, inclusive, fazer o upload de suas listas de clientes e leads e anunciar para eles.

Em entrada, o objetivo mais comum é o de conversão, que pode ser para cadastros (leads) ou vendas.

2) Remarketing. Normalmente, esta é uma etapa negligenciada por muitos que fazem tráfego de forma amadora. E isso explica a falta de resultados, já que o remarketing é extremamente eficaz.

Para que você entenda como funciona, lembre-se de quando você pesquisa por um produto e entra no site de grandes marketplaces, como Mercado Livre, Amazon, Casas Bahia… Aquele seu objeto de desejo não começa a te perseguir por alguns dias, sendo exibido onde quer que você esteja? Pois então, isso é remarketing.

É a possibilidade de voltar a impactar pessoas que tiveram um contato com seu negócio. E funciona porque nem sempre a decisão de compra é imediata. Assim como os gigantes do mercado, seu negócio também tem a possibilidade de fazer remarketing.

Tenha sempre uma verba para esta fase do funil de tráfego, pois ela complementa a ação que você fez na etapa anterior (entrada).

3) Branding. Quem só pensa em vender ignora esta estratégia extremamente relevante. Aqui, a preocupação não é com a venda direta ou geração de leads, diferentemente de entrada e remarketing. O objetivo com branding é o fortalecimento da marca.

E, ao contrário do que muitos pensam, este tipo de anúncio também pode promover vendas ou cadastros, mas como consequência.

Nesta etapa do funil de tráfego é possível compartilhar conteúdos, por exemplo. Se a informação for relevante e despertar a consciência do público, uma ação (compra, contato, inscrição…) pode ser realizada pelo usuário.

É muito importante sempre ter uma verba para branding, pois é com conteúdo e relacionamento que as vendas começam a acontecer de forma espontânea.

Incorpore o funil de tráfego no dia a dia do seu negócio e comece a, enfim, colher resultados através de anúncios nas mídias sociais. Boas vendas!

SOLUÇÕES: veja como podemos ajudar seu negócio
CURSOS: conheça nossos treinamentos online e presenciais
GRÁTIS: acesse e-books, videoaulas e outros materiais
GRÁTIS: cadastre-se para receber nossas novidades

Almir Rizzatto

by Almir Rizzatto

Jornalista, fundador da RZT Comunicação e Treinamentos, além da Escola Digitalista. Também é consultor, palestrante, especialista em Marketing Digital e instrutor de cursos. Iniciou sua carreira na Folha Online (hoje Folha.com) e foi sub-editor e editor no portal Terra. Fundou sua própria agência em 2006 e, dez anos depois, começou a ministrar treinamentos na área digital. Já capacitou mais de 3.000 pessoas de forma online e presencial.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão sinalizados com *

LOCALIZAÇÃOOnde estamos?
Av. Paulista, 1765, conjuntos 71 e 72

Bela Vista - São Paulo (SP)

CEP 01311-200

SIGA-NOSParticipe das nossas redes
Conecte-se conosco e acompanhe de perto nossas atividades e novidades.
A EMPRESARZT Comunicação
LOCALIZAÇÃOOnde estamos?
Av. Paulista, 1765, conjuntos 71 e 72

Bela Vista - São Paulo (SP)

CEP 01311-200
SIGA-NOSConecte-se conosco
Acompanhe de perto nossas atividades e novidades.

RZT Comunicação® – Todos os direitos reservados

RZT Comunicação® – Todos os direitos reservados

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.