Funil de tráfego: 3 pilares para criar anúncios nas redes sociais

Ter o funil de tráfego muito claro é o primeiro passo para criar anúncios nas mídias sociais. E é justamente este um erro comum na maioria dos negócios. Na ânsia de vender seus produtos ou serviços, as empresas acabam injetando dinheiro sem a devida estratégia.

Quem investe sem conhecimento colhe o resultado deste amadorismo. Por mais inteligentes que sejam, as plataformas (Instagram, Facebook, Google, YouTube…) apenas fazem a operação de acordo com o comando dos anunciantes.

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Veja as 3 etapas do funil de tráfego:

1) Entrada. Aqui você vai exibir sua campanha para públicos que tenham interesse por determinados assuntos. Obviamente estes temas são ligados ao setor, nicho, produto e/ou serviço que a empresa oferece.

Por exemplo, se você vende sessões de coaching, irá segmentar o anúncio para pessoas que se interessam por “desenvolvimento pessoal”, “desenvolvimento profissional”, entre outros, e, claro, “coaching”.

Nesta fase do funil de tráfego, você também pode trabalhar com públicos semelhantes (chamados de lookalike) e públicos personalizados. Nesta última opção, o anunciante pode, inclusive, fazer o upload de suas listas de clientes e leads e anunciar para eles.

Em entrada, o objetivo mais comum é o de conversão, que pode ser para cadastros (leads) ou vendas.

2) Remarketing. Normalmente, esta é uma etapa negligenciada por muitos que fazem tráfego de forma amadora. E isso explica a falta de resultados, já que o remarketing é extremamente eficaz.

Para que você entenda como funciona, lembre-se de quando você pesquisa por um produto e entra no site de grandes marketplaces, como Mercado Livre, Amazon, Casas Bahia… Aquele seu objeto de desejo não começa a te perseguir por alguns dias, sendo exibido onde quer que você esteja? Pois então, isso é remarketing.

É a possibilidade de voltar a impactar pessoas que tiveram um contato com seu negócio. E funciona porque nem sempre a decisão de compra é imediata. Assim como os gigantes do mercado, seu negócio também tem a possibilidade de fazer remarketing.

Tenha sempre uma verba para esta fase do funil de tráfego, pois ela complementa a ação que você fez na etapa anterior (entrada).

3) Branding. Quem só pensa em vender ignora esta estratégia extremamente relevante. Aqui, a preocupação não é com a venda direta ou geração de leads, diferentemente de entrada e remarketing. O objetivo com branding é o fortalecimento da marca.

E, ao contrário do que muitos pensam, este tipo de anúncio também pode promover vendas ou cadastros, mas como consequência.

Nesta etapa do funil de tráfego é possível compartilhar conteúdos, por exemplo. Se a informação for relevante e despertar a consciência do público, uma ação (compra, contato, inscrição…) pode ser realizada pelo usuário.

É muito importante sempre ter uma verba para branding, pois é com conteúdo e relacionamento que as vendas começam a acontecer de forma espontânea.

Incorpore o funil de tráfego no dia a dia do seu negócio e comece a, enfim, colher resultados através de anúncios nas mídias sociais. Boas vendas!

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Almir Rizzatto

by Almir Rizzatto

Jornalista, fundador da RZT Comunicação e Treinamentos, além da Escola Digitalista. Também é consultor, palestrante, especialista em Marketing Digital e instrutor de cursos. Iniciou sua carreira na Folha Online (hoje Folha.com) e foi sub-editor e editor no portal Terra. Fundou sua própria agência em 2006 e, dez anos depois, começou a ministrar treinamentos na área digital. Já capacitou mais de 3.000 pessoas de forma online e presencial. Palestrou em eventos como Social Media Week (maior evento do segmento na América Latina) e no Google Campus, entre outros.

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