Como usar o SEO: defina a palavra-chave perfeita para o seu texto

Você sabe como usar o SEO no texto? Essa é uma habilidade que ainda é dominada por poucos, mas que faz toda diferença para que seu negócio seja encontrado pelas pessoas certas no meio digital. 

Para esclarecer um pouco mais sobre o processo de escrita com SEO, neste artigo abordarei a escolha da palavra-chave. Esta é uma das etapas mais importantes para que o conteúdo consiga se destacar nos buscadores, como o Google.

SOLUÇÕES: veja como podemos ajudar seu negócio
CURSOS: conheça nossos treinamentos online e presenciais
GRÁTIS: acesse e-books, videoaulas e outros materiais
GRÁTIS: cadastre-se para receber nossas novidades

Mas, antes de falar sobre a keyword, quero explicar rapidamente o conceito de SEO. Ele é um conjunto de técnicas para ser usado em textos e páginas de blogs, sites e portais com o intuito de garantir um bom posicionamento orgânico. 

Vídeos no YouTube também devem adotar o SEO, pois o Google costuma também colocar em evidência esse tipo de conteúdo nos resultados de busca.

Por que o SEO é importante?

Quando produzimos um material usando essas técnicas – e conseguimos um bom ranqueamento -, ficamos em destaque. E a consequência disso é que o público que queremos atingir irá localizar nosso texto ou vídeo.

Ou seja, passamos a ter mais alcance, acessos, views, repercussão… Enfim, a relevância do SEO é enorme. 

Como usar o SEO e nunca mais errar

Se você também tem dúvidas em como usar o SEO e escolher a palavra-chave certa, siga essas dicas simples. Lembrando que você deve focar numa única keyword por material.

1) Confira o Google Trends. Com essa ferramenta você pode conferir em tempo real o que o público está buscando online. Desse modo, você vai conseguir produzir conteúdo mais assertivo, com uma palavra-chave de interesse.

2) Use o Ubersuggest para conteúdos atemporais. Utilize sempre o Ubersuggest se você produz conteúdos atemporais. Essa é uma ferramenta que mostra o volume mensal de buscas com diferentes palavras-chave, bem como o nível de dificuldade para ganhar posicionamento orgânico com cada keyword. 

3°) Analise a concorrência da palavra-chave. Se o seu negócio é de pequeno porte, evite keywords que têm dificuldade alta para SEO. Estas são mais indicadas para sites que já têm uma grande autoridade. 

É verdade que, em geral, as palavras-chave que possuem maior volume de buscas têm mais concorrência. Mas, se você não tem força para “brigar” com os grandes, não adianta insistir. Caso contrário, seu conteúdo ficará em páginas distantes da primeira, e você não terá resultados concretos.

Gostou dessas dicas de como usar o SEO? Aplique-as para que seus materiais comecem a ter um melhor posicionamento nos buscadores.

SOLUÇÕES: veja como podemos ajudar seu negócio
CURSOS: conheça nossos treinamentos online e presenciais
GRÁTIS: acesse e-books, videoaulas e outros materiais
GRÁTIS: cadastre-se para receber nossas novidades

Almir Rizzatto

by Almir Rizzatto

Jornalista, fundador da RZT Comunicação e Treinamentos, além da Escola Digitalista. Também é consultor, palestrante, especialista em Marketing Digital e instrutor de cursos. Iniciou sua carreira na Folha Online (hoje Folha.com) e foi sub-editor e editor no portal Terra. Fundou sua própria agência em 2006 e, dez anos depois, começou a ministrar treinamentos na área digital. Já capacitou mais de 3.000 pessoas de forma online e presencial.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão sinalizados com *

LOCALIZAÇÃOOnde estamos?
Av. Paulista, 1765, conjuntos 71 e 72

Bela Vista - São Paulo (SP)

CEP 01311-200

SIGA-NOSParticipe das nossas redes
Conecte-se conosco e acompanhe de perto nossas atividades e novidades.
A EMPRESARZT Comunicação
LOCALIZAÇÃOOnde estamos?
Av. Paulista, 1765, conjuntos 71 e 72

Bela Vista - São Paulo (SP)

CEP 01311-200
SIGA-NOSConecte-se conosco
Acompanhe de perto nossas atividades e novidades.

RZT Comunicação® – Todos os direitos reservados

RZT Comunicação® – Todos os direitos reservados

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.