O mês de agosto foi marcado por uma série de novidades nas mais diversas mídias sociais. Muitos recursos ainda estão em testes, mas outros já podem ser acessados. Lembre-se de ter seus aplicativos sempre atualizados para aproveitar as novas funções.
O grande destaque deste mês fica para o TikTok, que começou a utilizar Inteligência Artificial para inovar na sua plataforma. Enquanto isso, o WhatsApp foi quem mais inovou no último mês.
Confira abaixo essas e outras novidades e saiba como elas afetam criadores de conteúdo e empresas.
SOLUÇÕES: veja como podemos ajudar seu negócio
CURSOS: conheça nossos treinamentos online e presenciais
GRÁTIS: acesse e-books, videoaulas e outros materiais
GRÁTIS: cadastre-se para receber nossas novidades
Instagram: Quem acompanha minhas lives ou lê meus artigos já sabe que as redes sociais passam por muitos testes e, várias vezes, recursos são removidos pouco tempo após a liberação. Foi justamente isso que aconteceu com o Instagram neste mês de agosto.
Menos de uma semana após permitir a publicação de stories de até um minuto, a plataforma voltou atrás. Não se sabe se o motivo foi uma baixa aceitação do público ou necessidade de ajustes.
Agora, uma novidade que foi de fato liberada é sobre o Reels. A figurinha “Sua vez”, que permite criar correntes e já era utilizada nos stories, agora pode ser encontrada também nesse tipo de publicação.
Essa é mais uma forma de o Instagram deixar o Reels mais completo e atrativo para seu público, em meio à guerra declarada com o TikTok.
O novo recurso é válido, principalmente, para proporcionar maior engajamento nas publicações. Por isso, lembre-se que as pessoas gostam de participar de movimentos que viralizam, tal como acontece com esse tipo de sticker.
Facebook: A Meta, dona da plataforma, anunciou que usuários poderão publicar seus Reels diretamente pelo Face. O recurso é uma tentativa de manter seu posto como rede social mais baixada do mundo.
TikTok: A rede chinesa anunciou duas grandes novidades no último mês. A primeira delas é o teste de um novo recurso que permite o compartilhamento de seus stories em outras plataformas, como o Instagram.
Mas é muito importante que você não confunda a integração de conteúdo com as postagens cruzadas. Ou seja, diferentemente do que acontece no Facebook e Instagram – que pertencem à mesma empresa -, você não poderá publicar o conteúdo do TikTok nessas plataformas.
Isso significa que será possível apenas aproveitar os mesmos vídeos e fotos publicados no TikTok. Tudo isso sem utilizar nada que identifique que esse material é da rede chinesa.
A segunda grande atualização do mês se trata de um efeito que utiliza IA para criar imagens a partir de textos. Para utilizá-lo, basta acessar a câmera do aplicativo, buscar pelo recurso “AI Greenscreen” e digitar o que você quer que apareça na arte.
Um ponto importante a ressaltar é que a ferramenta foi limitada à criação de imagens abstratas, muito provavelmente para evitar cenas de violência ou nudez. Infelizmente, as redes sociais ainda precisam lidar com o mau uso de seus recursos por parte de alguns usuários.
Twitter: O grande destaque da rede foi a chegada do Super Follows. Esse é um recurso pago e que é especialmente interessante para criadores ou marcas que desejam monetizar seu conteúdo.
É claro que, sempre que surge uma ferramenta como essa, é necessário oferecer um material extra e que não fica disponível para todos os usuários. Essa função exige o pagamento de uma assinatura mensal e é mais uma forma de usuários apoiarem seus perfis favoritos.
YouTube: A plataforma está testando uma forma de dar zoom nos vídeos do seu aplicativo. No momento, essa função experimental foi liberada apenas para assinantes do YouTube Premium.
WhatsApp: Foram muitas novidades lançadas pelo aplicativo em agosto. Uma delas é sobre as “comunidades”, que permitirão a integração de participantes de grupos num novo ambiente, que trata do mesmo assunto.
Essa é uma notícia interessante principalmente para empresas que desejam reunir mais contatos em um só local. Sabemos que hoje existe uma limitação de usuários em grupos. Com o novo recurso, é possível colocar em uma comunidade pessoas que estão espalhadas em até dez grupos diferentes.
Outra novidade do Whats é o anúncio de três novas configurações de privacidade.
Agora, já é possível ocultar o status online, sair de grupos sem que todos os membros sejam notificados e o último, que ainda está em fase de testes, é o bloqueio de prints das mensagens.
Claro, é importante ler suas configurações de privacidade para saber se esse recurso já está disponível para sua conta. É a partir daí que você também pode configurar quais dos seus contatos podem ver (ou não) seu status de online na plataforma.
Por último, não posso deixar de comentar que o WhatsApp também estendeu o tempo para usuários apagarem mensagens enviadas. Antes, isso devia ser feito em até oito minutos, mas, agora, você pode fazer isso até dois dias e meio após o envio.
SOLUÇÕES: veja como podemos ajudar seu negócio
CURSOS: conheça nossos treinamentos online e presenciais
GRÁTIS: acesse e-books, videoaulas e outros materiais
GRÁTIS: cadastre-se para receber nossas novidades