Como tornar seu perfil no LinkedIn mais atrativo em 7 passos

Ter um perfil no LinkedIn que chame a atenção exige algumas estratégias. Neste artigo, separei sete dicas que te ajudarão a se destacar, independentemente de qual seja o seu maior objetivo na comunidade.

Alguns usam a rede para buscar oportunidades de trabalho. Outros, para firmar parcerias. E tem ainda aqueles que se dedicam a prospectar clientes. Qualquer que seja seu caso, é necessário caprichar no perfil. 

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Complete todo seu perfil no LinkedIn

Não basta apenas criar uma conta na rede e preencher somente o básico no perfil no LinkedIn. É preciso ter capricho e inserir todas as informações possíveis, até para que você transmita, assim, uma imagem profissional.

1 – Capriche nas fotos. É comum que muitos esqueçam de colocar uma foto de capa na hora de montar o perfil na plataforma. Essa é aquela imagem maior, que fica destacada no topo do seu LinkedIn. 

Mas que tipo de foto colocar nesse espaço? O ideal é que ela ilustre o trabalho que você desempenha ou a área na qual atua.

Vale ressaltar também que você deve tomar cuidado também com a imagem do seu perfil. É por meio dela que as pessoas têm a primeira impressão de você. Portanto, ela deve passar uma imagem confiável e profissional.

2 – Preencha todas as informações. Essa pode até parecer uma dica muito óbvia, mas é fácil esquecer de atualizar seus conhecimentos e currículo na plataforma.

Você deve encarar essa rede como um grande portfólio, onde você expõe seu trabalho para centenas de empresas, parceiros e/ou clientes. Se seu perfil está desatualizado, sem fotos e com falta de informações, você vai passar uma imagem de desleixo e descuido. 

Isso significa que você deve, sim, preencher todos os campos disponíveis. Conte suas experiências profissionais, destaque as habilidades e ferramentas que você domina e não deixe de fazer um resumo da sua trajetória no item “Sobre”.

Nas experiências profissionais, também é possível compartilhar links, arquivos e outros conteúdos que você produziu em cada empresa. Isso é muito interessante pois mostra, de uma maneira clara, as atividades desempenhadas nos últimos trabalhos. 

Depoimentos e conteúdo fazem a diferença

3 – Peça recomendações. A parte de “recomendações” do LinkedIn nada mais é do que um espaço onde as pessoas podem falar sobre você.

Por isso, é importante que você peça a seus contatos que escrevam sobre como foi trabalhar ao seu lado. Apesar de muitos ficarem com vergonha ou até mesmo acharem isso meio invasivo, é fundamental ter esse tipo de depoimento no seu perfil no LinkedIn.

Também vale lembrar que quem está na rede tem disponibilidade de fazer isso sem julgamentos, afinal, essa é uma comunidade sobre networking profissional.

4 – Produza conteúdo. Independentemente se você está buscando recolocação ou quer conquistar clientes, não há melhor forma de chamar a atenção e mostrar que tem autoridade no assunto através de conteúdos.

Portanto, você deve usar seu perfil no LinkedIn como uma grande vitrine para compartilhar seus conhecimentos. Além de ajudar as pessoas falando sobre assuntos importantes e ligados ao seu trabalho, a tendência é que você também amplie seus relacionamentos.

Use seu perfil no LinkedIn para se relacionar

5 – Não seja um usuário fantasma. No LinkedIn, assim como em qualquer rede, conversar com as outras pessoas é fundamental.

Não seja aquele usuário que não fala com ninguém nem interage nos posts das outras pessoas. Você precisa se fazer presente, criar seus próprios conteúdos e participar das publicações de outros. Networking é tudo!

6 – Participe de grupos de interesse. É muito importante entrar em comunidades que tenham relação com sua área de atuação e seus interesses. 

Mas vale lembrar que os grupos não são canais para você fazer, exclusivamente, propaganda da sua imagem ou negócio. Eles são, sobretudo, canais de relacionamento, para troca de ideias, informações e ajuda mútua.

É claro que você pode compartilhar conteúdos que produz, mas evite o viés comercial. Sugerir temas que gerem discussões é o que tende a dar mais resultados.

Esse também é um ótimo espaço para responder às dúvidas de outros profissionais. Isso pode passar uma ótima imagem para milhares de pessoas que utilizam o espaço e é mais uma forma de ampliar contatos. 

7- Use o selo “Open to Work” (se for o caso). Ele aparece dentro da sua foto de perfil e é um ótimo recurso visual para indicar que você está em busca de novas oportunidades.

O selo costuma chamar atenção de empresas e recrutadores, principalmente daqueles que precisam preencher uma vaga de forma rápida e querem alguém que esteja disponível para começo imediato. Nesse sentido, quem está em busca de recolocação costuma atender a esses requisitos.

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Almir Rizzatto

by Almir Rizzatto

Jornalista, fundador da RZT Comunicação e Treinamentos, além da Escola Digitalista. Também é consultor, palestrante, especialista em Marketing Digital e instrutor de cursos. Iniciou sua carreira na Folha Online (hoje Folha.com) e foi sub-editor e editor no portal Terra. Fundou sua própria agência em 2006 e, dez anos depois, começou a ministrar treinamentos na área digital. Já capacitou mais de 3.000 pessoas de forma online e presencial. Palestrou em eventos como Social Media Week (maior evento do segmento na América Latina) e no Google Campus, entre outros.

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