Em maio, diversas novidades surgiram no Instagram, Facebook, TikTok e WhatsApp. As principais mudanças ocorreram no Instagram, que trouxe alterações até na logomarca, além de novos recursos.
Abaixo, trago um compilado do que de principal aconteceu nessas mídias e os respectivos impactos para produtores de conteúdo, marcas e usuários.
SOLUÇÕES: veja como podemos ajudar seu negócio
CURSOS: conheça nossos treinamentos online e presenciais
GRÁTIS: acesse e-books, videoaulas e outros materiais
GRÁTIS: cadastre-se para receber nossas novidades
Instagram: a rede ampliou o acesso ao feed em full screen para mais usuários. O estilo é inspirado no rival, TikTok, e mostra conteúdos em tela cheia, na vertical.
Os testes não são garantia de que o recurso será implementado, mas, caso for, podemos nos preparar para uma maior valorização do Reels na plataforma. Isso acontece porque o formato facilita a navegação na vertical, mostrando, assim, um vídeo após o outro.
Uma novidade que já está disponível é a possibilidade de fixar posts no perfil. Essa função permite que usuários destaquem fotos ou vídeos na sua grade de publicação, colocando-os no topo, mesmo que sejam conteúdos antigos.
A plataforma anunciou outras duas grandes mudanças. A primeira delas é sua nova identidade visual, com foco no seu logo reformulado em 3D, carregado com cores mais vibrantes.
Já a segunda delas é que a partir de agora o Instagram vai obrigar todos os usuários a informar sua data de nascimento para usar o aplicativo, regra que se aplica, inclusive, aos perfis empresariais. Neste caso, é aconselhável usar as informações do gestor ou produtor de conteúdo, com mais de 13 anos.
Facebook: a grande novidade é o recente lançamento dos avatares 3D no Brasil. A ação é uma forma de os usuários criarem representações de si próprios na rede e significa mais um passo rumo ao metaverso, aposta da empresa Meta – que controla a plataforma – para o futuro da comunicação.
WhatsApp: em breve os empreendedores poderão investir em uma versão paga do WhatsApp Business. A ferramenta permitirá que as empresas consigam gerenciar contas do aplicativo, acesso à nuvem e também o uso do programa em até dez celulares.
TikTok: a plataforma anunciou que criadores populares poderão cobrar uma assinatura mensal por suas transmissões ao vivo. Essa é uma forma de concorrer com aplicativos rivais, que também lançaram recentemente recursos parecidos. Com isso, o TikTok pretende atrair mais influenciadores digitais para sua rede.
No momento o recurso está disponível apenas por meio de convite, mas a ideia da plataforma é expandir a funcionalidade globalmente nos próximos meses.
SOLUÇÕES: veja como podemos ajudar seu negócio
CURSOS: conheça nossos treinamentos online e presenciais
GRÁTIS: acesse e-books, videoaulas e outros materiais
GRÁTIS: cadastre-se para receber nossas novidades