As redes sociais passaram por diversas atualizações neste mês de julho. Novas funções foram liberadas, mais recursos implementados e até mesmo medidas contra fake news foram lançadas.
O Instagram continua anunciando novidades na sua plataforma, principalmente relacionadas a vídeos. Enquanto isso, seu maior rival, o TikTok, está focando em personalizar a experiência do usuário e incluir mais atualizações.
Neste artigo abordarei estas e outras novidades. Confira abaixo todas as atualizações e como elas impactam a experiência (e o trabalho!) nas diferentes redes sociais.
SOLUÇÕES: veja como podemos ajudar seu negócio
CURSOS: conheça nossos treinamentos online e presenciais
GRÁTIS: acesse e-books, videoaulas e outros materiais
GRÁTIS: cadastre-se para receber nossas novidades
Facebook: A rede social criada por Mark Zuckerberg começou a testar um recurso que estava sendo pedido por muita gente: a possibilidade de uma mesma pessoa ter cinco diferentes perfis na plataforma.
Mas de que forma isso pode ser útil? A novidade ajudará a separar perfis de diferentes utilidades. Eu mesmo possuo duas contas na rede. Uma delas para uso pessoal e outra profissional, que é exclusivamente para falar com alunos, clientes e afins.
Com a nova funcionalidade, não será mais necessário criar contas com diferentes e-mails e senhas para utilizar diversos perfis. Com apenas um cadastro você poderá ter adicionais de forma facilitada.
Além desta novidade, o Facebook também decidiu criar um feed separado, com publicações em ordem cronológica. Enquanto na aba “feed” estarão os posts de amigos, grupos e páginas que você segue, na “página inicial” encontraremos conteúdos patrocinados e recomendados pela plataforma.
Essa foi mais uma atualização com objetivo de aumentar a retenção de usuários oferecendo uma melhor experiência.
Instagram: A rede continua anunciando uma série de mudanças e novidades. Ela está investindo “pesado” nos vídeos como forma de tentar concorrer com o TikTok, que está apresentando melhores resultados de crescimento.
Vale lembrar que o Instagram tentou até mesmo implementar vídeos em tela cheia no feed do seu aplicativo, tal como acontece no TikTok. Porém, voltou atrás em seus testes após críticas e resultados negativos.
Recentemente, a ferramenta já havia anunciado um aumento de duração do Reels, de 60 para 90 segundos. Mas, agora, a decisão foi de transformar todos os vídeos com menos de 15 minutos nesse formato.
Apesar disso, a rede continuará recomendando mais os perfis públicos que postarem vídeos curtos e objetivos. Então, minha dica é que vocês continuem publicando materiais com até 90 segundos. As chances do conteúdo ter mais engajamento e alcançar os clientes certos são altíssimas.
O Instagram também anunciou novos recursos dentro das assinaturas pagas. Trata-se de fotos do feed e Reels exclusivos para assinantes. Um upgrade interessante para criadores de conteúdo e influenciadores.
E as novidades não pararam por aí. O Instagram também vai exibir perfis em mapas como forma de facilitar a descoberta de negócios e locais populares no entorno do usuário. Dentro disso, será possível filtrar os locais por categorias e ainda visualizar uma série de informações como distância, horário de funcionamento e últimos posts feitos pelas empresas.
TikTok: Tal como o Facebook, a rede social também anunciou novas ferramentas de personalização do feed. Uma das mais interessantes é a filtragem de palavras e hashtags.
Ela permite que o usuário elimine termos que aparecem em conteúdos que ele não deseja ver ou que não consome. Esse recurso de filtragem é uma forma de oferecer uma melhor experiência, fazendo os usuários permanecerem mais tempo na plataforma, com foco em suas preferências.
Outra novidade do TikTok é a disponibilização de legendas automáticas para todos os vídeos. Aqui existe uma grande preocupação com a acessibilidade ou mesmo com usuários que desejam assistir a algum vídeo no mudo.
Twitter: As fake news são uma preocupação de todas as redes sociais, principalmente nesse período pré-eleição. E o Twitter sempre foi uma das plataformas mais ativas no combate à disseminação de informações falsas.
Em julho, a plataforma lançou um pacote de medidas para combater as fake news durante as Eleições deste ano. Ele é composto por abas com informações, emojis e hashtags.
A rede social também disponibilizará abas especiais com dados sobre as eleições em dez diferentes estados brasileiros. A partir de agosto, a plataforma também ativará emojis que acompanharão os termos #DebatesBR, #DebatesBrasil, #DebateBR e #DebateBrasil.
Esse é um jeito fácil de encontrar notícias de credibilidade e ficar bem informado durante o período eleitoral.
YouTube: A plataforma de compartilhamento de vídeos anunciou apenas uma novidade em julho. Finalmente foi liberado o modo Picture-in-Picture (PiP) para iOS.
A função já estava disponível para Android há anos. Com ela, é possível reproduzir vídeos em uma pequena janela dentro do navegador ou aplicativo enquanto o usuário acessa outras páginas ou ferramentas.
UÇÕES: veja como podemos ajudar seu negócio
CURSOS: conheça nossos treinamentos online e presenciais
GRÁTIS: acesse e-books, videoaulas e outros materiais
GRÁTIS: cadastre-se para receber nossas novidades