Novidades de julho nas mídias sociais!

As redes sociais passaram por diversas atualizações neste mês de julho. Novas funções foram liberadas, mais recursos implementados e até mesmo medidas contra fake news foram lançadas.

O Instagram continua anunciando novidades na sua plataforma, principalmente relacionadas a vídeos. Enquanto isso, seu maior rival, o TikTok, está focando em personalizar a experiência do usuário e incluir mais atualizações.

Neste artigo abordarei estas e outras novidades. Confira abaixo todas as atualizações e como elas impactam a experiência (e o trabalho!) nas diferentes redes sociais. 

SOLUÇÕES: veja como podemos ajudar seu negócio
CURSOS: conheça nossos treinamentos online e presenciais
GRÁTIS: acesse e-books, videoaulas e outros materiais
GRÁTIS: cadastre-se para receber nossas novidades

Facebook: A rede social criada por Mark Zuckerberg começou a testar um recurso que estava sendo pedido por muita gente: a possibilidade de uma mesma pessoa ter cinco diferentes perfis na plataforma.

Mas de que forma isso pode ser útil? A novidade ajudará a separar perfis de diferentes utilidades. Eu mesmo possuo duas contas na rede. Uma delas para uso pessoal e outra profissional, que é exclusivamente para falar com alunos, clientes e afins.

Com a nova funcionalidade, não será mais necessário criar contas com diferentes e-mails e senhas para utilizar diversos perfis. Com apenas um cadastro você poderá ter adicionais de forma facilitada.

Além desta novidade, o Facebook também decidiu criar um feed separado, com publicações em ordem cronológica. Enquanto na aba “feed” estarão os posts de amigos, grupos e páginas que você segue, na “página inicial” encontraremos conteúdos patrocinados e recomendados pela plataforma. 

Essa foi mais uma atualização com objetivo de aumentar a retenção de usuários oferecendo uma melhor experiência. 

Instagram: A rede continua anunciando uma série de mudanças e novidades. Ela está investindo “pesado” nos vídeos como forma de tentar concorrer com o TikTok, que está apresentando melhores resultados de crescimento.

Vale lembrar que o Instagram tentou até mesmo implementar vídeos em tela cheia no feed do seu aplicativo, tal como acontece no TikTok. Porém, voltou atrás em seus testes após críticas e resultados negativos. 

Recentemente, a ferramenta já havia anunciado um aumento de duração do Reels, de 60 para 90 segundos. Mas, agora, a decisão foi de transformar todos os vídeos com menos de 15 minutos nesse formato. 

Apesar disso, a rede continuará recomendando mais os perfis públicos que postarem vídeos curtos e objetivos. Então, minha dica é que vocês continuem publicando materiais com até 90 segundos. As chances do conteúdo ter mais engajamento e alcançar os clientes certos são altíssimas. 

O Instagram também anunciou novos recursos dentro das assinaturas pagas. Trata-se de fotos do feed e Reels exclusivos para assinantes. Um upgrade interessante para criadores de conteúdo e influenciadores. 

E as novidades não pararam por aí. O Instagram também vai exibir perfis em mapas como forma de facilitar a descoberta de negócios e locais populares no entorno do usuário. Dentro disso, será possível filtrar os locais por categorias e ainda visualizar uma série de informações como distância, horário de funcionamento e últimos posts feitos pelas empresas. 

TikTok: Tal como o Facebook, a rede social também anunciou novas ferramentas de personalização do feed. Uma das mais interessantes é a filtragem de palavras e hashtags. 

Ela permite que o usuário elimine termos que aparecem em conteúdos que ele não deseja ver ou que não consome. Esse recurso de filtragem é uma forma de oferecer uma melhor experiência, fazendo os usuários permanecerem mais tempo na plataforma, com foco em suas preferências. 

Outra novidade do TikTok é a disponibilização de legendas automáticas para todos os vídeos. Aqui existe uma grande preocupação com a acessibilidade ou mesmo com usuários que desejam assistir a algum vídeo no mudo. 

Twitter: As fake news são uma preocupação de todas as redes sociais, principalmente nesse período pré-eleição. E o Twitter sempre foi uma das plataformas mais ativas no combate à disseminação de informações falsas. 

Em julho, a plataforma lançou um pacote de medidas para combater as fake news durante as Eleições deste ano. Ele é composto por abas com informações, emojis e hashtags.

A rede social também disponibilizará abas especiais com dados sobre as eleições em dez diferentes estados brasileiros. A partir de agosto, a plataforma também ativará emojis que acompanharão os termos #DebatesBR, #DebatesBrasil, #DebateBR e #DebateBrasil. 

Esse é um jeito fácil de encontrar notícias de credibilidade e ficar bem informado durante o período eleitoral. 

YouTube: A plataforma de compartilhamento de vídeos anunciou apenas uma novidade em julho. Finalmente foi liberado o modo Picture-in-Picture (PiP) para iOS.

A função já estava disponível para Android há anos. Com ela, é possível reproduzir vídeos em uma pequena janela dentro do navegador ou aplicativo enquanto o usuário acessa outras páginas ou ferramentas. 

UÇÕES: veja como podemos ajudar seu negócio
CURSOS: conheça nossos treinamentos online e presenciais
GRÁTIS: acesse e-books, videoaulas e outros materiais
GRÁTIS: cadastre-se para receber nossas novidades

Almir Rizzatto

by Almir Rizzatto

Jornalista, fundador da RZT Comunicação e Treinamentos, além da Escola Digitalista. Também é consultor, palestrante, especialista em Marketing Digital e instrutor de cursos. Iniciou sua carreira na Folha Online (hoje Folha.com) e foi sub-editor e editor no portal Terra. Fundou sua própria agência em 2006 e, dez anos depois, começou a ministrar treinamentos na área digital. Já capacitou mais de 3.000 pessoas de forma online e presencial.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão sinalizados com *

LOCALIZAÇÃOOnde estamos?
Av. Paulista, 1765, conjuntos 71 e 72

Bela Vista - São Paulo (SP)

CEP 01311-200

SIGA-NOSParticipe das nossas redes
Conecte-se conosco e acompanhe de perto nossas atividades e novidades.
A EMPRESARZT Comunicação
LOCALIZAÇÃOOnde estamos?
Av. Paulista, 1765, conjuntos 71 e 72

Bela Vista - São Paulo (SP)

CEP 01311-200
SIGA-NOSConecte-se conosco
Acompanhe de perto nossas atividades e novidades.

RZT Comunicação® – Todos os direitos reservados

RZT Comunicação® – Todos os direitos reservados

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.