Storytelling nas redes sociais: descubra como usar a técnica

O uso do storytelling nas redes sociais vem ganhando cada vez mais espaço. A estratégia funciona, pois é capaz de atrair, gerar uma relação mais humanizada com o público e engajar.

Neste artigo, mostro dicas úteis para a sua marca impactar seus seguidores e estreitar laços com uso de histórias inspiradoras.

SOLUÇÕES: veja como podemos ajudar seu negócio
CURSOS: conheça nossos treinamentos online e presenciais
GRÁTIS: acesse e-books, videoaulas e outros materiais
GRÁTIS: cadastre-se para receber nossas novidades

Escolha os personagens da sua história

O storytelling nada mais é do que a arte de contar histórias. E um conteúdo assim tem alto poder de envolvimento, porque as redes sociais são, antes de qualquer coisa, canais de relacionamento. Os usuários que utilizam essas ferramentas estão ali para criar laços com outras pessoas, personalidades que admiram e marcas. 

Por isso, o primeiro passo é definir os personagens de cada história. Eles podem ser, por exemplo, os fundadores ou idealizadores da empresa. Esta é uma estratégia muito usada principalmente quando uma marca está chegando ao mercado e precisa transmitir sua missão e seus valores ao público.

Também podem ser os colaboradores, como funcionários que trabalham na empresa há muito tempo e acabam sendo embaixadores espontâneos da marca. E, claro, os clientes também devem ser transformados em porta-vozes, já que geram uma maior identificação com o público.

Storytelling nas redes sociais: utilize a emoção

O storytelling nas redes sociais tem um forte apelo emocional. Alegria, curiosidade e superação são alguns sentimentos que podem ser gerados numa história.

O importante é que o resultado final proporcione ao público uma reação positiva ou uma reflexão. São essas mensagens que geram maior engajamento e têm alto potencial de viralização. 

E, para isso, não é necessário uma grande produção. Podemos criar mensagens poderosas em formatos simples, como um texto com imagem, um vídeo, uma live e até mesmo um carrossel de fotos. O que importa, no final, é que a história seja genuína! 

Tenha um roteiro bem estruturado

Para criar um conteúdo com storytelling nas redes sociais, é recomendável elaborar um roteiro. Isso facilitará demais o processo. Solte sua criatividade e transforme ideias em histórias incríveis.

SOLUÇÕES: veja como podemos ajudar seu negócio
CURSOS: conheça nossos treinamentos online e presenciais
GRÁTIS: acesse e-books, videoaulas e outros materiais
GRÁTIS: cadastre-se para receber nossas novidades

Almir Rizzatto

by Almir Rizzatto

Jornalista, fundador da RZT Comunicação e Treinamentos, além da Escola Digitalista. Também é consultor, palestrante, especialista em Marketing Digital e instrutor de cursos. Iniciou sua carreira na Folha Online (hoje Folha.com) e foi sub-editor e editor no portal Terra. Fundou sua própria agência em 2006 e, dez anos depois, começou a ministrar treinamentos na área digital. Já capacitou mais de 2.000 pessoas de forma online e presencial. Palestrou em eventos como Social Media Week (maior evento do segmento na América Latina) e no Google Campus, entre outros.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão sinalizados com *

LOCALIZAÇÃOOnde estamos?
Av. Paulista, 1765, conjuntos 71 e 72

Bela Vista - São Paulo (SP)

CEP 01311-200

SIGA-NOSParticipe das nossas redes
Conecte-se conosco e acompanhe de perto nossas atividades e novidades.
A EMPRESARZT Comunicação
LOCALIZAÇÃOOnde estamos?
Av. Paulista, 1765, conjuntos 71 e 72

Bela Vista - São Paulo (SP)

CEP 01311-200
SIGA-NOSConecte-se conosco
Acompanhe de perto nossas atividades e novidades.

RZT Comunicação® – Todos os direitos reservados

RZT Comunicação® – Todos os direitos reservados

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.